4 de Dezembro de 2012

Ibovespa mantém tendência e encerra no azul

Ibovespa termina o pregão em alta, influenciado pelo PMI da China que apresentou um crescimento em linha com o esperado e também com a valorização de algumas Blue Chips. Com isso, a bolsa nacional registrou valorização de 1,27%, aos 58.202 pontos...

Ibovespa termina o pregão em alta, influenciado pelo PMI da China que apresentou um crescimento em linha com o esperado e também com a valorização de algumas Blue Chips. Com isso, a bolsa nacional registrou valorização de 1,27%, aos 58.202 pontos. O giro financeiro ficou em R$ 6.929 bilhões.

na ?sia, os indicadores do setor manufatureiro da China, divulgados no final de semana dividiram os investidores na questão de ser um indicador positivo de fortalecimento da economia. Com isso, a bolsa da China fechou novamente em queda. Mas em contrapartida, a bolsa de Tóquio encerrou a sessão de segunda-feira em leve alta de 0,13%. O índice Nikkei 225 ganhou 12,17 pontos, a 9.458,18 unidades.

No gigante asiático, o índice PMI da indústria de transformação chegou a 50,6 pontos em novembro, levemente abaixo do esperado (50,8), mas acima da marca atingida em outubro (50,2), conforme divulgado pelo escritório de estatísticas da China na última sexta-feira.

No Velho Continente os mercados encerraram em leve alta, motivados por dados locais. Com isso, o CAC-40, de Paris, registrou ganhos de 0,26%, aos 3.566 pontos. E o DAX, de Frankfurt, valorizou 0,40%, aos 7.435 pontos. E o índice FTSE-100, de Londres, apresentou alta de 0,08% aos 5.871 pontos.

Na agenda foi divulgado o índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) do setor manufatureiro dos países que compõem a zona do euro, que subiu a 46,2 pontos no mês de novembro, contra registro de 45,4 pontos no mês precedente, segundo informações do instituto de pesquisas Markit Economics. Vale lembrar que todo número abaixo de 50 pontos mostra contração. No mesmo sentido, em novembro, o PMI do setor industrial da Alemanha avançou a 46,8 pontos, após ter registrado 46 pontos no mês anterior. E o setor manufatureiro britânico avançou para 49,1 pontos em novembro, ante 47,3 pontos atingidos no mês precedente.

Entre as notícias locais está o início da reunião do Eurogrupo, onde os ministros avaliarão a situação da Grécia.

Em Wall Street as bolsas operam em queda, com investidores analisando as divulgações econômicas mistas e esperando medidas para conter o ?abismo fiscal?.

Por lá foi divulgado o índice dos gerentes de compras para o setor industrial, que caiu de 51,7 pontos em outubro para 49,5 pontos em novembro e ficou abaixo da previsão média dos analistas, segundo indicou o Instituto de Gestão de Fornecimento.

Já o índice dos gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) do setor manufatureiro do país subiu a 52,8 pontos no mês de novembro, contra registro de 51 pontos no mês precedente, segundo informações divulgadas hoje, 03, pelo instituto de pesquisas Markit Economics. Vale lembrar que todo número acima de 50 pontos mostra avanços.

Por aqui, o Ibovespa manteve a tendência de abertura e encerrou com ganhos de 1,27%.

A partir de hoje, 03, a sessão se estenderá em meia hora o horário do pregão regular de negociação de ações, segmento Bovespa. Dessa forma, o pregão passa a funcionar de 10 horas às 17h30. E o After Market continua a operar de 18h às 19h30, passando a ter sua pré-abertura de cinco minutos, das 18h as 18h05.

Abrindo a agenda de indicadores brasileiros, o ?ndice de Preços ao Consumidor - Semanal (IPC-S) referente a semana de 30 de novembro de 2012 apresentou variação de 0,45%, 0,07 ponto percentual (p.p.) acima da taxa registrada na última divulgação, segundo dados da Fundação Getulio Vargas (FGV). Com este resultado, o indicador acumula alta de 5,05%, no ano, e 5,89%, nos últimos 12 meses.

E, divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central (BC), o boletim Focus, apontou queda do Produto Interno Bruto (PIB) tanto para 2012 quanto para 2013. Com isso, na medição, a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) nacional para 2013 saiu dos 3,94% para 3,70%. Já para este ano, o prognóstico do PIB saiu dos 1,50% para 1,27%.

Finalizando as informações da agenda local, o ?ndice Gerente de Compras TM - HSBC Brasil (PMITM) - uma consolidação de dados criada para fornecer, em um único número, uma visão geral e instantânea das condições operacionais da economia do setor industrial - registrou 52.2 em novembro, acima do valor de 50.2 observado em outubro.

Entre as oscilações positivas em destaque na sessão estão os papéis da CESP (PNB), que avançaram 8,88% e a SUZANO PAPEL (PNA) que apresentaram alta de 5,98%. Em contrapartida, entre os destaques negativos, estão os papéis da MARFRIG (ON), que recuaram 7,67% e a V-AAGRO (ON) que apresentaram revés de 2,78%.

(Lygia Gil ??? Agência IN)

Fonte: http://www.investimentosenoticias.com.br

Mais Notícias