17 de Agosto de 2012

Ibovespa termina a semana com queda, em dia de ajuste técnico

Ibovespa encerra em leve baixa, passando por um ajuste técnico após a forte alta de ontem no pregão. Com isso, o Ibovespa, registrou desvalorização de 0,61%, aos 59.082 pontos e giro financeiro de R$ 5,698 bilhões.

Ibovespa encerra em leve baixa, passando por um ajuste técnico após a forte alta de ontem no pregão. Com isso, o Ibovespa, registrou desvalorização de 0,61%, aos 59.082 pontos e giro financeiro de R$ 5,698 bilhões.

No Velho Continente, as bolsas encerraram positivas, reagindo aos comentários da chanceler alemã, Angela Merkel, que declarou apoiar a posição do Banco Central Europeu na defesa do euro. Merkel reafirmou na última quinta-feira, 16, seu compromisso para ajudar a zona do euro e defendeu durante sua primeira visita bilateral ao Canadá um acordo rápido para o livre comércio entre o país e a União Europeia (UE).

Nas divulgações econômicas esteve o superávit comercial da Eurozona, que registrou um recorde de ??? 14,9 bilhões em junho, seu nível mais alto desde que este dado começou a ser publicado, em 1999, indicou nesta sexta-feira o escritório de estatísticas europeu.

Em junho, a conta corrente na zona do euro alcançou um superávit de ??? 12,7 bilhões, de acordo com informações ajustadas sazonalmente divulgadas pelo Banco Central Europeu (BCE).

Na agenda do continente foi divulgado que em julho de 2012, o ?ndice de Preços ao Produtor (PPI, na sigla em inglês) da Alemanha avançou 0,9% em comparação com o mesmo período do ano anterior, segundo informações divulgadas hoje, 17, pelo Destatis, o Escritório de Estatísticas do país. Agora se comparada com o mês anterior a taxa ficou inalterável, com queda de -0,4% em junho. Já em maio de 2012 o índice registrou recuo de -0,3%.

Em Wall Street, as bolsas terminaram a semana em alta, motivadas pelos dados econômicos favoráveis.

Por lá foi divulgado o nível de confiança dos consumidores, que aumentou em agosto, de acordo com informações preliminares do índice da Universidade de Michigan, tradicional termômetro do consumo no país, divulgado nesta sexta-feira, 17. O índice subiu para 73,6 pontos ante os 72 apresentados em julho. E especialistas esperavam 64,5 pontos.

Além disso, o índice composto de indicadores econômicos dos Estados Unidos contra-atacou em julho a baixa do mês anterior, informou nesta sexta-feira o Conference Board. Este índice, que considera dez indicadores que supostamente dão uma ideia da evolução da conjuntura nos Estados Unidos nos próximos seis meses, subiu 0,4% em relação a junho, quando havia caído 0,4% (cifra revisada em alta de 0,1 ponto).

Por aqui, o Ibovespa, encerrou com desvalorização de 0,61% em dia de realização de lucros, após as altas de ontem.

N a agenda de indicadores nacionais, a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) divulgou que na cidade de São Paulo, o ?ndice de Preços ao Consumidor (IPC) registrou avanços e ficou em 0,21% na segunda prévia de agosto, ante 0,16% registrados na semana anterior.

Além disso, a economia brasileira cresce e aponta recuperação conforme revelou o Banco Central. A atividade econômica registrou avanços de 0,75% em junho com relação ao mês imediatamente anterior, na série dessazonalizada, de acordo com informações divulgadas hoje, 17, através do ?ndice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br).

Entre as oscilações positivas em destaque na sessão estão os papéis da B2W VAREJO (ON), que avançaram 5,99% e a V-AGRO (ON) que apresentaram alta de 2,63%. Em contrapartida, entre os destaques negativos, estão os papéis da CCR SA (ON), que recuaram 4,36 % e a CESP PNB EJ (N1) que apresentaram revés de 4,30%.

(Lygia Gil ??? Agência IN)

Fonte: http://www.investimentosenoticias.com.br/

Mais Notícias