30 de Março de 2015

Como declarar a compra de imóvel no imposto de renda?

Muitos contribuintes que em 2014 ou mesmo anteriormente adquiriram um imóvel estão agora com uma grande dúvida: como declarar esse bem adquirido na Declaração de Imposto de Renda 2015. Essa preocupação se justifica, sendo que os dados, se inseridos de forma incorreta, pode levar o contribuinte à malha fina.

Muitos contribuintes que em 2014 ou mesmo anteriormente adquiriram um imóvel estão agora com uma grande dúvida: como declarar esse bem adquirido na Declaração de Imposto de Renda 2015. Essa preocupação se justifica, sendo que os dados, se inseridos de forma incorreta, pode levar o contribuinte à malha fina.

Assim, a Confirp Consultoria Contábil preparou um pequeno roteiro de como fazer a declaração da compra de imóveis.

A primeira coisa a ser feita para declarar corretamente é o de levantamento de dados. Assim, separe os documentos comprobatórios da aquisição do referido imóvel, tais como: compromisso de venda e compra de imóvel e/ou escritura de venda e compra de imóvel; comprovantes de pagamento, inclusive de financiamentos realizados; contratos de financiamento, demonstrando o quanto de FGTS fora utilizado para amortização do saldo devedor.

Com essa documentação em mãos deverá abrir sua declaração no programa da Receita Federal e lançar na FICHA DE BENS E DIREIROS as informações:
  
1.    Código do bem (01 para prédio residencial; 02 Prédio comercial; 03 para Galpão; 11 para apartamento; 12 para terrenos; 14 para terra nua; 15 para salas ou conjuntos; 19 para outros bens imóveis).
2.    Pais onde está localizado o imóvel
3.    Discriminação deve conter: 
a.    Tipo do imóvel,
b.    Endereço,
c.    Número de Registro (matricula, por exemplo),
d.    Data e forma de aquisição,
e.    Nome ou Razão Social do Vendedor, com CPF ou CNPJ destacado;
f.    Informações sobre condôminos (caso seja comprado em conjunto com outra pessoa física ou jurídica);
g.    Informações sobre usufruto (se for o caso);
h.    Valor pago no período (destacar valores totais no ano por evento e receptor);

Ponto muito importante é que no campo “Situação em 31/12/2013”, se o bem foi adquirido até essa referida data, deverá transportar o saldo da Declaração de Imposto de Renda do ano de 2014 ano, base 2013.

Se for a primeira declaração do contribuinte, será necessário deverá “somar” os valores pagos até antes de 2014 (inclusive valores pagos de impostos de transmissão (ITBI), benfeitorias realizadas no período, parcelas pagas a titulo de financiamentos, amortizações com saldo do FGTS, parcelas pagas ao antigo proprietário, etc) e declarar também nessa coluna. Caso o bem tenha sido adquirido durante o ano de 2014, deixar esse campo com saldo “zero”.

Já no campo “Situação em 31/12/2014”, serão lançados os valores pagos para aquisição do imóvel até o fim de 2014, sendo o saldo inicial o de 2013. Caso tenham sido feitos, também lançar os valores pagos em 2014 de impostos de transmissão (ITBI), benfeitorias realizadas, parcelas pagas a titulo de financiamentos com instituições financeiras, parcelas pagas ao antigo proprietário, amortizações com saldo do FGTS em 2013, dentre outros valores.

Lembrando que não se deve pagar imposto de renda na aquisição de imóveis. O único imposto que incide é o ITBI – Imposto de Transmissão de Bens Imóveis “Inter Vivos”, que geralmente são cobrados juntamente com a lavratura da escritura de venda e compra do imóvel para ser levado a registro público.

A Confirp Consultoria Contábil também aponta os principais erros relacionados a declaração desse bem: 
1.    Não relacionar na declaração os imóveis pertencentes a dependentes;
2.    Atualizar o imóvel com o valor de mercado. Esses devem ser declarados com base no preço pago (para o vendedor, para a financeira, impostos de transmissão, benfeitorias, reformas e ampliação), não é admitido atualização do valor do imóvel.
3.    Quando a DIRPF é feita em separado do cônjuge, e o referido bem tenha sido adquirido durante a sociedade conjugal, ou o regime de casamento do casal seja comunhão universal de bens, os bens do casal deverão figurar em uma das duas declarações (assim como os demais bens e direitos);
4.    Quando a aquisição do imóvel é financiada e o bem é dado como garantia (alienação fiduciária), o valor do bem a ser lançado são as somas das parcelas pagas ao longo do período, não só para o vendedor, mas também para a financeira, além dos impostos de transmissão e benfeitorias. Não devendo lançar o saldo devedor na FICHA DE DIVIDAS E ONUS REAIS.

(Redação – Agência IN)

Fonte: http://www.investimentosenoticias.com.br/

Mais Notícias