“Se não economizar, vai faltar” é a campanha para economia de água em Uberaba lançada pela SIAMIG e FIEMG

O país vivenciou em 2021 uma das piores secas dos últimos 91 anos. Vários reservatórios ficaram muito baixos e a conta de energia elétrica do brasileiro aumentou com o acionamento pelo governo federal da “bandeira tarifária escassez hídrica”, que entrou em vigor em 01 de setembro e vai até 30 de abril de 2022. 

Numa das mais importantes regiões produtoras de Minas Gerais, o rio Uberaba, principal manancial de abastecimento da cidade, apresentou estresse hídrico e o Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM) restringiu até 23 de outubro o volume permitido de captação de água na bacia hidrográfica, com percentuais para várias categorias de captação.     

Para uma maior conscientização da população sobre a necessidade de economizar água, a Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais (SIAMIG), juntamente com a Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG), lançou uma campanha específica para Uberaba com o mote “Repense seu consumo: água e energia, se não economizar, vai faltar”.

A campanha envolve spots para rádio, anúncios de jornal, 20 outdoors espalhados nos pontos principais da cidade, rede social e influencers, visando a disseminação de informações sobre a crise hídrica pela qual passa o país e sensibilizando para que cada um faça sua parte para superar este desafio, racionalizando o uso da água e da energia.  

São Pedro “acordou” e retomou com as chuvas na região Centro-Sul do país, o rio Uberaba já está com um volume melhor de água, porém, a campanha de economia de água irá continuar no município. 

A escassez de água é um dos efeitos mais graves da mudança climática, e está ocorrendo em áreas que nunca tinham experimentado uma situação de redução hídrica tão severa. “É preciso conscientizar a população todo o ano para que faça o uso mais racional da água, se não vai faltar, afetando a geração de energia elétrica, insumo básico para nossa sociedade”, diz o presidente da SIAMIG, Mário Campos. 

Fonte: Gerência de Comunicação SIAMIG